O olhar da criança sobre o “Setembro Amarelo”

AUTORA
Professora Silvia Maria Pavelski, 5º ano A

O mês de setembro é marcado pelo trabalho de Prevenção Mundial ao Suicídio, que é realizado pela OMS e é difundido pelo mundo todo. A depressão e outros problemas da saúde mental crescem cada vez mais, e, com a Pandemia do Covid-19 - em que o isolamento social abalou grande parte da população- vemos grande importância de abordar o tema dentro das escolas.


Na Escola Municipal Floresval Ferreira, na cidade de Fernandes Pinheiro, foi desenvolvido entre os dias 13 a 17 de setembro, um trabalho de conscientização e prevenção ao suicídio com a turma do 5º ano A de 16 alunos, realizado pela professora Silvia Maria Pavelski.

“No primeiro momento, fizemos uma aula expositiva, falando sobre comportamentos de extrema tristeza e explicando o que é depressão, numa linguagem em que as crianças entendessem (de forma mais amena), também o suicídio. Pôde-se perceber que é um tema desconhecido pela maioria, daí a importância de ser abordado”, afirma a professora.

A partir disso, com o seguinte questionamento: “ O que você diria para uma pessoa que está muito triste? “, foram produziram textos.

Após a reestruturação textual de cada um, os mesmo reescreveram frases através de pesquisa , e em pequenos papeis – post it - , compuseram um Mural, com o título: “Retire aqui uma mensagem positiva”. Neste mural também foram anexados desenhos e frases motivacionais.
 
No decorrer das aulas, surgiram questionamentos e até mesmo desabafos por parte dos alunos. Alguns relataram que já haviam passado por situações assim na família. Portanto, instrui-los de que a depressão é uma doença real e que precisa ser tratada, e a escola pode exercer um papel fundamental para orientação e conhecimento sobre este tema.




























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alunos da Escola Floresval Ferreira assistem Espetáculos Circenses

Alunos da EMFF produzem jogo de Dominó na Aula de Educação Física

APRENDENDO POR MEIO DE JOGOS