O olhar da criança sobre o “Setembro Amarelo”

AUTORA
Professora Silvia Maria Pavelski, 5º ano A

O mês de setembro é marcado pelo trabalho de Prevenção Mundial ao Suicídio, que é realizado pela OMS e é difundido pelo mundo todo. A depressão e outros problemas da saúde mental crescem cada vez mais, e, com a Pandemia do Covid-19 - em que o isolamento social abalou grande parte da população- vemos grande importância de abordar o tema dentro das escolas.


Na Escola Municipal Floresval Ferreira, na cidade de Fernandes Pinheiro, foi desenvolvido entre os dias 13 a 17 de setembro, um trabalho de conscientização e prevenção ao suicídio com a turma do 5º ano A de 16 alunos, realizado pela professora Silvia Maria Pavelski.

“No primeiro momento, fizemos uma aula expositiva, falando sobre comportamentos de extrema tristeza e explicando o que é depressão, numa linguagem em que as crianças entendessem (de forma mais amena), também o suicídio. Pôde-se perceber que é um tema desconhecido pela maioria, daí a importância de ser abordado”, afirma a professora.

A partir disso, com o seguinte questionamento: “ O que você diria para uma pessoa que está muito triste? “, foram produziram textos.

Após a reestruturação textual de cada um, os mesmo reescreveram frases através de pesquisa , e em pequenos papeis – post it - , compuseram um Mural, com o título: “Retire aqui uma mensagem positiva”. Neste mural também foram anexados desenhos e frases motivacionais.
 
No decorrer das aulas, surgiram questionamentos e até mesmo desabafos por parte dos alunos. Alguns relataram que já haviam passado por situações assim na família. Portanto, instrui-los de que a depressão é uma doença real e que precisa ser tratada, e a escola pode exercer um papel fundamental para orientação e conhecimento sobre este tema.




























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Acróstico

Alunos da EMFF produzem seu próprio Brinquedo na Aula de Educação Física