Alunos da EMFF produzem jogo de Dominó na Aula de Educação Física
AUTOR
Professor Marcos Mendes, 2ºs, 3º, 4ºs e 5ºs anos
Os alunos da Escola Municipal Floresval Ferreira tiveram a oportunidade de produzir seu próprio jogo de dominó durante uma aula de Educação Física, do professor Marcos Mendes, qual aproveitou de materiais simples como cartolina, cola, tesoura e material impresso para confeccionar um jogo alternativo para ser usado na aula e, ao final, para cada aluno ter o seu brinquedo e levar para casa.
O professor conta que a ideia da confecção do jogo de dominó surgiu como uma forma dos discentes aprenderem a dar mais valor às suas produções, podendo mostrar e jogar em casa com seus familiares e amigos com um joguinho que foi feito pelas suas próprias mãos. “Cada aluno procurou caprichar ao máximo na confecção do seu jogo, uma vez que sabiam que ficariam com eles posteriormente e, que, toda a produção estava sendo usada como critério avaliativo para a disciplina. Sem contar que ninguém iria querer levar pra casa um jogo de dominó mal feito e ainda dizer que foi o próprio que não quis caprichar!”
Dessa maneira, os alunos aproveitaram cada etapa, desde o colar e recortar até o momento final que era o jogar, trabalhando conteúdos da Educação Física como coordenação motora fina e óculo-manual, movimento de pinça, atenção, raciocínio lógico, concentração... E, logicamente, que teve toda a explicação teórico-prática sobre o dominó, entendendo as peças, a conferência, as possíveis situações de jogo, tudo para que os alunos aprendessem e tomassem gosto por esse jogo de mesa.
Professor Marcos Mendes, 2ºs, 3º, 4ºs e 5ºs anos
Os alunos da Escola Municipal Floresval Ferreira tiveram a oportunidade de produzir seu próprio jogo de dominó durante uma aula de Educação Física, do professor Marcos Mendes, qual aproveitou de materiais simples como cartolina, cola, tesoura e material impresso para confeccionar um jogo alternativo para ser usado na aula e, ao final, para cada aluno ter o seu brinquedo e levar para casa.
O professor conta que a ideia da confecção do jogo de dominó surgiu como uma forma dos discentes aprenderem a dar mais valor às suas produções, podendo mostrar e jogar em casa com seus familiares e amigos com um joguinho que foi feito pelas suas próprias mãos. “Cada aluno procurou caprichar ao máximo na confecção do seu jogo, uma vez que sabiam que ficariam com eles posteriormente e, que, toda a produção estava sendo usada como critério avaliativo para a disciplina. Sem contar que ninguém iria querer levar pra casa um jogo de dominó mal feito e ainda dizer que foi o próprio que não quis caprichar!”
Dessa maneira, os alunos aproveitaram cada etapa, desde o colar e recortar até o momento final que era o jogar, trabalhando conteúdos da Educação Física como coordenação motora fina e óculo-manual, movimento de pinça, atenção, raciocínio lógico, concentração... E, logicamente, que teve toda a explicação teórico-prática sobre o dominó, entendendo as peças, a conferência, as possíveis situações de jogo, tudo para que os alunos aprendessem e tomassem gosto por esse jogo de mesa.
Comentários
Postar um comentário