Trabalho com poemas

AUTORA
Professora Jaqueline Piegat Ferreira, 5º ano C

PARTICIPANTES
Professora Cleri Maria dos Reis Mendes, 5º ano B
Professor Antônio Ivair Vieira dos Santos, 5º ano A


Durante as atividades remotas referentes ao período de 15/03/2021 a 26/03/2021 os alunos dos quintos anos A, B e C realizaram estudos sobre “poemas”. Este estudo envolveu leitura, interpretação, compreensão, estrutura e escrita desse gênero literário.

Após o contato e estudo dos textos os alunos tiveram a oportunidade de realizar a atividade de produção textual que consistia em criar seu próprio poema preferencialmente com três estrofes e doze versos, cujo tema sugerido foi “Elementos da natureza”.

Produções do 5° ano C 👇

Aluna
Paola dos Santos Farias

A vida dos animais

Os animais são elegantes,
Por exemplo, o elefante.
Tem um muito fofinho,
Ele vive no mar o golfinho.

As aves gostam de voar,
Os peixinhos gostam de nadar.
As tartarugas vivem no mar,
Os sapinhos gostam de pular.

O coelhinho ama comer,
O cavalinho ama correr.
O cachorro ama brincar,
E o gatinho ama miar.

Aluno
Ian Henrique Correia

Meu lugar

De manhã,
O galo canta.
As galinhas,
Botam ovos.

Lá fora o azul do céu,
O amarelo do sol
E o preto,
Do meu café.

Amo morar no sítio,
Tem ar fresco,
Animais,
E lugar para brincar.

Aluna
Milena Rodrigues Cordeiro

Água, água balança

Água, água que bonita.
Tá vindo o sol que faz o dia.
Tá vindo os animais para comer.
Tá vindo a lua para dormir.

Tá vindo a primavera linda,
Tá vindo o mar cheio de flores.
Tá vindo o fogo estragando a natureza,
Tá vindo a chuva para limpar.

Tá vindo o frio com neve.
Tá vindo o outono, as árvores sem folhas.
Tá vindo o verão muito calor.
Tá vindo a noite hora de dormir.

Aluna
Vitória Scheidt

Sol

Linda manhã de sol,
Felicidade no ar.
Procuro guarda-sol,
Vou a praia nadar.

Lindo campo se girassol,
Faço fotos belíssimas.
Avisto um caracol,
Nessa flor lindíssima.

Caminho sobre o parque,
Vejo um farol.
Ilumina minha pesca,
Refletindo no anzol.

Aluno
Roberthy Eduardo Fiori Stets

Mar azul

Este mar azul e bonito,
Vai além do infinito,
Bravo está agora,
Que já saiu pra fora.

Lindo é o mar,
Tão belo quanto o luar,
Grande como o céu,
Para o mar dou um troféu.

Nele podemos encontrar ouro,
E muitos tesouros.
Tão brilhante quanto as estrelas,
É o mar de riquezas.

Aluno
Higor dos Santos Caetano

Meu cachorro Zorro

Tinha um cachorro,
Que seu nome era Zorro.
Era preto como carvão,
E brincava de montão.

Um dia ele saiu,
E nunca mais ninguém o viu.
Deixando-me a esperar,
E por ele a chorar.

Sinto muita saudade,
E eu espero muito,
Que um dia ele volte,
Para eu poder brincar.

Aluna
Emanuelly Thayna Vasco

Velejando no mar

No mar lindo e azul,
Eu hoje quero viajar,
Com meu pequeno barco.

Cabelos soltos ao vento,
Para um lugar deserto,
Lindo e cheio de verde.

Curtir toda a natureza,
Bem vindo
Ao mar.

Produções do 5° ano B 👇

Aluna
Alice Kutach dos Santos

A lua

Tão linda, tão bela, a lua,
Olho todos os dias da minha janela.
Nunca vou cansar de admirar,
A grande beleza dela.

Ela brilha lá no céu,
Como gliter no papel.
De dia se esconde,
A noite volta a brilhar com as estrelinhas no céu.

A lua é assim,
Sua beleza não tem fim.
Durante o dia vai...
Mais a noite volta a iliuminar.

Aluna
Maria Clara Zeakovicz Gautto

Animais

Animais são:
Lindos,
Fofos,
Carinhosos.

Selvagens,
Engraçados.
Uns andam, correm,
Outros pulam, nadam.

Todos fazem parte,
Dessa natureza.
Linda,
E maravilhosa.

Aluna
Emanuelly Valentina Machado

Os animais

Cada animal tem uma moradia diferente,
Eles vivem contentes.
O tatu mora em uma toca,
E a galinha senta e bota.

O passarinho mora em um ninho,
Que deixa ele bem quentinho.
O rei dos animais é o leão,
Que tem um grande coração.

João de barro muito inteligente,
Constrói sua casa facilmente.
Os animais são especiais,
E todos são importantes.

Aluna
Keity Eirik dos Santos

O mar

Era um belo dia,
Acordei e vi o mar.
Não parei de olhar,
Pois sua beleza é de admirar.

Ah! O mar,
As ondas vêm e vão.
Como o frio e o verão.
Virando minha paixão.

Com amor,
E com carinho.
Preserve a natureza,
Deixe os mares limpinhos.

Aluna
Paloma Kauane Rodrigues de Oliveira

Oh, água!

A água, vamos cuidar.
Se não o planeta vai secar.
E a água vai acabar.
Isso não pode acontecer.

Você vai ter que ajudar.
Vamos participar.
Para isso mudar,
Você tem que compreender.

Vamos colaborar,
Com todas as pessoas
A ajudar.

Produções do 5° ano A 👇

Aluna
Mirela Miranda

O Sol

O sol nasce pela manhã,
Trazendo a luz.
Para alegrar o nosso dia,
De festas e cantorias.

As águas do mar cristalinas
E os animais a dançar
Os pássaros a voar
Pelo céu a cantar

O sol já vai se pondo
Os animais vão se recolhendo
Para dar espaço
E a lua brilhar.

Aluna
Caroline Cotovicz

Primavera

Sementinhas de rosas,
Margaridas também.
Espalhei no jardim,
E cuidei muito bem.

Um dia tão lindo,
De sonhos de flores.
De margaridas e de rosas,
O jardim se enfeitou.

Nesta festa tão linda,
Vamos todos dançar.
Passarinhos e borboletas,
De mãos dadas festejar.

Aluna
Maria Eloiza Rodrigues Cordeiro

Sol, sol é brilhante

As flores
Precisam de sol
As outras também.

As árvores
São da natureza
Tem muitas pessoas
Que cortam as árvores.

A água
Está sendo poluída
O lixo está sendo jogado
Por muitas pessoas.

Aluna
Thalita Vitória Ferreira

Animais de estimação

Eu queria,
Um gato que fosse mansinho.
Brincava com novelos,
E dormia no cestinho.

Eu queria,
Um coelho.
Meigo e fofinho,
Fazia festa de pêlo branquinho.

Eu queria, um canário,
De penas amarelas
Comprava uma gaiola
Pra por na janela.

Eu queria um peixe,
No aquário a nadar.
Passava o tempo,
A vê-lo nadar.

Eu queria um cão,
De cauda a abanar.
Guardava a casa,
E ia brincar.

Eu queria mesmo,
Um animal de estimação.
Mas a mãe continua,
A dizer não.

Aluna
Kemilly Vitória Rodrigues dos Santos

Sol

Sol, linda luz que ilumina,
Sem o sol não teria vida.
São todos os dias,
Para vê-lo viver.

Sol, sol, sol,
Quando se levanta,
Rasgas a noite.
Sol, sol, sol.

Quando estás,
Em frente de mim,
Lembras-me um brilho.
Esse brilho são teus olhos.

















Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O olhar da criança sobre o “Setembro Amarelo”

Acróstico

Alunos da Escola Floresval Ferreira assistem Espetáculos Circenses